A História Pirata
Piratas são aqueles indivíduos que navegam pelo mar, assaltando outras embarcações na costa marítima. Para aqueles menos desinteressados por História, isso pode ser muito bem exemplificado pela franquia da Disney “Piratas do Caribe”, visto que, nos filmes, conferimos de perto os piratas e alguns de seus intuitos. A facilidade das trocas feitas nos mares, uma vez que o comércio marítimo, naquela época, era visto como bem mais rápido que o terrestre, fez com que o número de piratas se propagasse, já que passariam a saquear uma grande quantidade de embarcações à procura de objetos de valor.
O que nem todos sabem, no entanto, é que o termo “pirata” em si teve origem desde o século VII a.C., quando foi registrada, no mar Egeu, a primeira atividade desse tipo. A princípio implementada pelos gregos, a pirataria teve em outros povos sua propagação. Já na Idade Média, povos como os normandos – mais conhecidos como vikings -, e mulçumanos, se interessaram pelos produtos advindos deste tipo de atividade, passando, assim, a praticá-la. Posteriormente, marcharia aos mares europeus, em colônias nomeadas de “Caraíbas” (ou “Caribes”), que eram dotadas de um intenso número de piratas, interessados em levar os produtos pirateados de regiões da América até a Europa. No início, os piratas do Mar do Caribe saqueavam apenas navios espanhóis, todavia, como a Espanha começou a propagar o seu número de colônias, outras embarcações também passaram a ser alvos de pirataria. Na realidade, a própria nação espanhola começou a ser uma dos maiores incentivadoras para isso, uma vez que espanhóis começaram a enviar uma imensa quantidade de ouro e prata da América até países da Europa.
es da Europa.
lenda dos piratas
Há muito tempo atrás, quando os piratas nevegavam pelos mares, um barco pirata que percorria uma rota marítima, muito perto da costa onde se localiza hoje a Zambujeira do Mar, teve problemas no barco devido a uma tempestade que o fustigava, tendo finalmente naufragado numa praia, um pouco a sul da Zambujeira do Mar, conhecida hoje em dia, por praia dos Alteirinhos.
Coma eles transportavam um tesouro muito valioso e não tinham meios de prosseguir viagem, tiveram de esconder o tesouro numa gruta. Para saberem a localização exacta da entrada da gruta, desenharam lá uma galinha. Depois partiram a pé, procurando arranjar um novo barco, para virem resgatar o seu tesouro. Mas a tempestade continuava a aumentar e o mar a embravecer, acabando por tapar a entrada da gruta, com areia e pedras.
Conta a lenda que, quando os piratas regressaram para levar o tesouro, não conseguiram encontrar a gruta, que tinha à entrada o desenho de uma galinha, que continua até aos dias de hoje a guardar secretamente o seu precioso tesouro.
OBS: se você xingar um pirata (qualquer pirata) ou essa lenda,você terá 3 dias de azar a cada semana e terminará se você pedir desculpa, se ele aceitar você estará livre dessa maldisão